sexta-feira, dezembro 01, 2006

Melhor FIFA


Contestar o prêmio de melhor jogador do mundo FIFA é uma prática tão irrelevante quanto aceitá-la. Melhor jogador do mundo é aquele que eu vi jogar, jogou muito e eu acho que mereça. Na minha modesta opinião cinco jogadores tiverem destaque nesse ano de 2006: Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Gerrard, Henry e Klose. Dentre esses eu não saberia fazer uma ordem e nem gosto dessas coisas. Se eu tivesse que votar eu faria uma boa análise e daria meu voto com maior convicção. Mas não tenho. Resta-me é analisar as chances de cada um na entrega do prêmio da FIFA, aos critérios comuns que a entidade usa.
Cannavaro fez até um bom italiano, foi "campeão" e uma ótima copa do mundo. No Real anda bonzinho. Nos jogos contra o Lyon ele fica apavorado, sério. É o segundo colocado do prêmio FIFA de melhor da Copa e vencedor da bola de ouro da Frace Football. Super favorito não é? Acho que não. Na copa recebeu o prêmio com justiça, embora não tenha sido uma unanimidade. A favor tem o fato de que em ano de Copa o melhor jogador é da seleção campeã. Já contra sua possível vitória pesa o fato da FIFA nunca escolher um defensor como o melhor do ano. Assim foi Roberto Carlos e Maldini. Mas é interessante notar que em nenhum dos casos parecia ser justo o prêmio para os defensores.
Zidane é o melhor dos três. Melhor jogador durante a carreira, pois pelo ano ele não deveria nem ter sido o melhor da copa, muito menos, mas muito menos mesmo o melhor do ano. Como ninguém recebeu até hoje o prêmio quatro vezes, a FIFA pode achar belíssima a idéia e entregar. Ainda fazendo uma homenagem. Acho que já fez até demais, o prêmio de melhor da Copa já é suficiente e demais injusto.
Entre os três que chegaram a final, eu votaria no Ronaldo Gaúcho. Primeiro semestre muito, pelos títulos, pelos jogos, foi decisivo. Na Copa não jogou nada. Isso pesa muito. No segundo semestre estava no nível da Copa, mal tecnicamente, sumidão, mas vem crescendo. Está longe de ser o dono do time como costuma ser, mas vem melhorando. A questão é que fez um golaço esses dias e já vira o grande Ronaldinho Gaúcho. Não, não, vem crescendo no jogo em si, não vou inventar que o Ronaldinho está joga muito porque fez um golaço. A favor tem o fato da FIFA nunca ter elegido um jogador três vezes seguidas e de ser, entre os três, o melhor. Contra, eu diria que foi essa fase que ele gostava: Essa época pré-eleição o Ronaldinho arrebentava, parecia de propósito (e era). Não conseguiu fazer muito esse ano. Por isso cheguei a acreditar que Kaká estaria na lista. Dos bons jogadores em atividade, era o que estava se destacando nesse período: não só jogava bem como fazia belos gols. (Estou analisando os critérios da FIFA).
Depois dessa chata análise, se tivesse que votar, votaria no Ronaldo, se tivesse que apostar, apostaria no Ronaldo.