segunda-feira, novembro 20, 2006

O novo tetra.


O São Paulo Futebol Clube é o mais novo campeão brasileiro. Depois de 15 anos sem a conquista deste campeonato, o tricolor paulista levanta sua quarta taça e junta-se a Palmeiras, Vasco e Corinthians, no grupo dos tetras campeões brasileiros. O São Paulo igualou também ao recorde do Cruzeiro de 2003 que venceu o campeonato na antepenúltima rodada. Pela quarta vez o São Paulo vence o campeonato sem ganhar.
Num ano marcado por vices e que colocava em cheque a capacidade deste elenco e do treinador Muricy, não tinha outra saída se não ganhar este tetra. Não era de se esperar outro time campeão nacional este ano. O técnico Muricy Ramalho disse isto muito bem, ninguém poderia ter ganho este campeonato se não o São Paulo. Vários motivos validam tal afirmação, mas para resumir, vamos para uns bons pontos: Este time quase não deixou o segundo se aproximar. Mesmo Quando a diferença caíra, ela se mantinha num bom nível e no próximo jogo o time não voltava a vacilar. Sua regularidade e o erro dos outros, fazia com que a distância fosse muito boa por quase todo campeonato. Quando jogava mal, quando a fase era ruim, ganhava jogando feio ou empatava. Nos jogos decivos: decidia.
Para isso foi preciso um bom elenco, boas peças de reposição, manter o treinador, fazer tudo que um time campeão precisa ter. O título de 2006 é justo. O ano de 2006 poderia ter sido melhor, poderia ser um ano mágico, mas não foi. Se teve chance de ganhar tudo e não ganhou, o ano não é mágico. Mas o ano foi perto de ótimo.
Ótimo para Muricy que conquistou um título que merecia e para o São Paulo que conquistou um título que merecia.
Se o nível não foi alto, paciência, regularizem as transferências, protejam os clubes, quem não tem nada a ver com isso é quem enxerga a realidade e monta um bom time de acordo as suas realidades.
Agora vamos esperar as premiações e as últimas definições deste campeonato.