quinta-feira, novembro 09, 2006

Contas


Apesar da boa seqüência de vitórias do Inter, não resumia necessariamente uma excelente fase. Ganhava. Como não jogava o fino da bola, e nem passava a idéia de imbatível em cada vitória, era de se esperar uma possível queda na reta final da reta final. Manter tantas vitórias num campeonato difícil e numa fase que todos têm interesses é bem complicado. Nessa história toda: o Inter empatou ontem com o Santos. Tudo bem, o jogo era difícil mesmo. Mas se já era tarde para uma reação, ela virou quase impossível. Como já comentado a muito tempo: só o São Paulo perde o título. O Inter está mais para aproveitador do que para uma boa ameaça.
O São Caetano resolveu se fazer de vivo. Sua permanência na primeira divisão parece ainda ser possível, nada que duas vitórias não faça. Olho agora em Fluminense x Ponte Preta.

Vasco ganhou e possui grandes chances de ficar com a última vaga para a Libertadores. Tudo dependia do jogo de ontem contra o Paraná. O time paranaense têm jogos mais difíceis que o Vasco, era preciso abrir 6 pontos, era preciso ter gordura para queimar nessa sequência pesada: Santos, Inter, São Caetano e São Paulo. Com 6 pontos de frente, ele poderia perder para os mais badalados São Paulo, Inter e Santos e ganhando do São Caetano, já seriam 9 para serem tirados por uma equipe irregular como o Vasco. Mas como só faltam quatro jogos, e estão no mesmo ponto de partida, vamos ver o Vasco e as chances de ambos: O Vasco joga com Juventude, São Caetano, Santos e Figueirense. É bem mais fácil. A conta é essa: dois adversários em comum e conseguir melhor desempenho nesses jogos que o outro. De preferência o Santos, já que São Caetano é teoricamente "pontos fáceis". Quem sabe o São Caetano na sua tentativa de ficar não deixe complicado o caminho de alguns? Paraná vai torcer pro Inter tropeçar no Fortaleza (difícil) e chegar sem ânimo e sem chance. Torce pro São Paulo já chegar campeão na última rodada e facilitar o jogo para ele. Enquanto o Vasco pega dois times que no momento quase não pensam em nada. Depende, como já falei, no caso do Vasco, mais dele que de torcida.
Fora toda suposição e estratégia maluca, quem for vencendo mesmo é quem vai ficando mais perto. Mas não custa nada especular.
Vamos esperar os jogos de hoje. No São Paulo, acho que Muricy vai de Lenílson e não de André Dias. Se ganhar... Praticamente só vai faltar mais uma vitória.
numa fase que todos tem a nem passava a ide.