quinta-feira, novembro 23, 2006

Última Rodada

A 5° rodada da Copa dos Campeões da Europa chega ao final e acabou deixando muita coisa pra ser decidida na última rodada. O matchday 6 ficou realmente emocionante e apesar de não ser difícil tentar prever o que vai acontecer, algumas surpresas ocorridas nas últimas edições desencorajam aqueles que tentam.
Para começar, no grupo A, o Barcelona fez o que se esperava dele e venceu o Levski Sofia na Bulgária por 2x0, os gols de Giuly e Iniesta levam a decisão para o Camp Nou, onde o time enfrenta o Werder Bremen, que apesar de alguns não esperarem, mostrou que tem força em casa e venceu o Chelsea por 1x0 com um gol de Mertesacker. É o momento da torcida do Barça começar a se preocupar, se já não estavam preocupados, o Werder joga pelo empate, além disso o Barcelona ainda sofre com os desfalques, Gudjohnssen mostrou mais uma vez que não pode substituir Eto'o e Messi, apesar de ter alguns bons substitutos, faz falta, principalmente pelo fato de Ronaldinho Gaúcho não demonstrar a mesma capacidade de levar o time à vitória que tinha na última temporada. Os campeões vão ter que jogar muito pra não ter de ficar com o consolo da Copa UEFA. Por outro lado o Chelsea que lidera o grupo provavelmente irá garantir o primeiro lugar, já que enfrenta o Levski em casa.
No grupo B, a Inter de Milão conseguiu reverter o péssimo início, graças aos seus argentinos, o time italiano conseguiu a vaga para as oitavas ao vencer o Sporting em Milão por 1x0, gol de Crespo. O Bayern, que empatou em 2x2 com o Spartak em Moscou recebe a Inter em casa e dificilmente perderá a primeira posição. Os gols do Bayern no empate foram marcados por Pizarro, para os russos marcaram Kalinichenko e Kovac.
No grupo C decidiram-se o primeiro colocado e a vaga para a copa da UEFA, o Liverpool e o PSV se enfrentaram em Liverpool, e o time inglês venceu por 2x0, gols de Gerrard e Crouch, o Liverpool se mantém invicto em casa (empatou apenas um jogo pelo campeonato inglês e venceu todos os outros), e o PSV teve sua primeira derrota em 17 jogos. Na parte de baixo do grupo o Bordeaux, que ainda não tinha feito gols, marcou 3 e se garantiu na copa da UEFA, depois de vencer o Galatasaray por 3x1, gols de Alejandro Alonso, Laslandes e Faubert para os franceses e Inamoto, que diminiu para os turcos.
No D, o Valência venceu o Olympiakos em casa por 2x0, Angulo e Morientes, e garantiu o primeiro lugar. A Roma foi para a Ucrânia e perdeu para o Shaktar por 1x0, com um gol de Marica, os romanos tiveram uma atuação muito fraca contra o Shaktar mas só precisam de um empate no Olímpico contra o Valência para assegurar sua vaga na próxima fase.
O grupo E já está decidido com Lyon em primeiro, Real Madrid em segundo e Steaua na Copa da UEFA. O grupo H também pouco tem de interessante, o Milan já garantiu a primeira posição e agora tenta atrapalhar o Lille que quer a segunda vaga, mas que parece pender mais para o AEK, sobrando apenas a Copa da UEFA para os franceses. Assim as atenções recaem para os grupos F e G.
No F, ao contrário do que alguns imaginavam (não eu), o Celtic, com mais uma cobrança perfeita de falta de Nakamura, tirou a primeira posição do Manchester United, os escoceses agora só precisam vencer o fraco Kobenhavn na Dinamarca para pressionar ainda mais os ingleses e os jogarem para um confronto com um dos primeiros colocados, teoricamente muito mais difícil, porém, para isso o Manchester tem que enfrentar o trauma de decidir novamente uma vaga contra o Benfica, que eliminou o time inglês na primeira fase da última competição. O Manchester tem pelo menos a vantagem de jogar em casa.
A maior confusão pode acontecer no grupo G, o Arsenal não tem jogado um grande futebol, mas fez a sua parte e venceu o Hamburgo, pior time da competição por 3x1, e finalmente com uma atuação notável do jovem Theo Walcott, de 17 anos. Os ingleses agora tem 10 pontos, assim como o Porto, que venceu o CSKA, 8 pontos, na Rússia. Aí começa a confusão, se Arsenal e Porto empatarem, o que não é muito difícil de acontecer, e o CSKA vencer, os 3 times terão 11 pontos, o primeiro critério de desempate é o confronto direto, onde o CSKA venceria o Arsenal, mas perderia para o Porto; o Porto venceria o CSKA, mas perderia para o Arsenal; e o Arsenal venceria o Porto, mas perderia para o CSKA. Portanto sendo impossível decidir dessa forma, o critério de desempate seria o saldo de gols, e há não ser que o CSKA aplicasse uma tremenda goleada pra cima do Hamburgo na Alemanha, passariam Arsenal em primeiro e Porto em segundo, ficando para os russos apenas a chance de brigar pelo seu segundo título da Copa da UEFA.
Mas o que realmente vai acontecer, só se saberá nos dias 5 e 6 de dezembro quando estes jogos acontecem, e eu não me assustaria se acontecessem algumas surpresas.