quinta-feira, setembro 21, 2006

Denúncias no futebol inglês

A Football Association decidiu investigar, nesses últimos dias, alegações feitas pela rede de televisão britânica BBC. O canal mostrou nesta última terça-feira através do programa Panorama, série que apresenta documentários sobre atualidades com um foco em jornalismo investigativo, técnicos de equipes importantes do futebol inglês que estariam recebendo suborno de agentes para facilitar a transferência de jogadores, além de abordagens ilegais a jogadores que possuem contrato com outros clubes.

No centro do escândalo está o técnico do Bolton, Sam Allardyce, ex-candidato ao cargo de treinador da seleção principal do país, o programa da BBC mostrou um vídeo em que dois agentes afirmam ter pago suborno ao técnico, que nega qualquer envolvimento com o escândalo. O agente Teni Yerima afima ter subornado Allardyce no passado, e outro agente, Peter Harrison, descreve ter dado incentivos financeiros ao filho do técnico, Craig Allardyce, acusado de receber pagamentos ilegais em três outras transferências. Nas imagens o filho do técnico diz que facilmente pegaria o perfil do jogador, entraria no escritório do pai e discutiria o assunto diretamente com ele. Craig diz que estava apenas supervalorizando sua importância para conseguir oportunidades de negócios e nega qualquer ilegalidade nas suas negociações com o clube, que promete investigar as acusações, mas diz que não vai se precipitar.

Harrison representa o goleiro do Bolton Jussi Jaaskelainen e esteve envolvido na transferência de Eidur Gudjohnsen, então jogador do Bolton, para o Chelsea, o meia hoje joga pelo Barcelona. Harrison nega ser um agente corrupto e diz que o que é mostrado na reportagem é apenas “fofoca de bar”.

Outro acusado, o técnico do Portsmouth, Harry Redknapp, é secretamente filmado no
Panorama discutindo a compra do capitão do Blackburn, Andy Todd, o que é ilegal pelas regras da FA. O Portsmouth atualmente lidera a Premier League. Além disso, Kevin Bond, atual assistente técnico do Newcastle, e ex-companheiro de Redknapp, foi filmado admitindo que consideraria discutir o recebimento de pagamentos de uma nova agência envolvendo Harrison. Bond ainda diz que discutiria o assunto com o seu então chefe, Redknapp.

O documentário ainda mostra o diretor de futebol das categorias de base do Chelsea, Frank Arnesen, secretamente filmado, fazendo uma abordagem ilegal ao jovem jogador do Middlesbrough e jovem estrela da Inglaterra, Nathan Porrit, de apenas 15 anos. Arnesen assumiu no clube londrino em 2005, depois de uma mudança controversa do Tottenham, que ameaçou acusar o Chelsea de fazer uma abordagem ilegal pelo diretor, depois disso, os Blues relataram um acordo compensatório de 8 milhões de libras pelo dinamarquês. Peter Harrison, que falou com Arnesen sobre Porrit, é visto no filme se encontrando com representantes do Liverpool, que demonstram interesse no jogador, o agente diz ainda ter tido conversas com o Newcastle sobre Porrit.

Não é a primeira vez que o Chelsea pode ter envolvimento em aproximações ilegais com jogadores, um encontro entre o técnico do clube, José Mourinho, e o então jogador do Arsenal, Ashley Cole, hoje jogador do clube, implicou aos atuais campeões a perda de três pontos no campeonato da última temporada.

O Middlesbrough declarou nesta última quarta-feira que apresentaria uma queixa à FA e à Premier League sobre o agente Peter Harrison.

A FA costuma levar as acusações de corrupção no futebol muito a sério, e é pouco provável que caso sejam comprovadas as alegações, os responsáveis fiquem sem punição. Além disso a BBC diz que ajudará a Football Association e a Premier League nas investigações com o fornecimento das evidências que possui.

Ainda na Premier League, aconteceu nesta quarta-feira a partida entre Liverpool x Newcastle, o jogo havia sido adiado por causa dos compromissos europeus de ambos os times, o Liverpool venceu os visitantes por 2x0, com gols de Dirk Kuyt e um gol incrível do espanhol Xabi Alonso, num chute do meio do campo.

1 Comments:

Blogger Leandro Matos said...

Eita... mais uma.

14:00  

Postar um comentário

<< Home